segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO E AGORA?



Seu corpo esta mudando de uma forma diferente, você já não quer mais brincar de boneca e você acha que vai virar mocinha daqui pouquíssimo tempo, isso é porque você esta crescendo e virando mulher.

A Menstruação esta mais perto para chegar, só não precisa se assustar isso não é um bicho de sete cabeças e não é tão chato quanto muitos falam que é, toda mulher vai passar ou já passou por isso não tem como não evitar. A idade media das meninas ficarem “mocinhas” é a partir dos 12 anos, porém esta acontecendo muito mais cedo do que o esperado, hoje em dia tem meninas de 9 anos com esse corpo de mulher isso porque elas tem amadurecido muito mais cedo. E também é um problema se acontecer muito tarde como depois dos 15/16 anos, por isso é sempre bom procurar um médico ginecologista.

Eu particularmente fiquei mocinha um mês antes de fazer 12 anos, foi muito cedo! Eu fui a primeira menina a ficar moça entre a roda de amigas da minha escola, foi muito vergonhoso. Contei para minha mãe e ela fez a festa e saiu contando para todo mundo o que deixou eu mais envergonhada ainda. Hoje não vejo o porquê de ter toda essa vergonha, até porque toda mulher vai passar por isso.
Já fiz um post aqui no blog (clica aqui) dando algumas dicas para aquelas que vão ficar mocinhas ainda, porém como o publico de meninas novinhas aqui no blog é muito grande resolvi comentar novamente sobre o assunto.

Meninas, o legal é conversar com as mulheres da sua família sobre isso porque puxamos a elas. Por exemplo, se sua mãe ficou mocinha com 12 anos quer dizer então que em média você também vai ficar, é questão de genética. Então é sempre bom estar preparada, para a menstruação não acontecer em locais inesperados. 


Porque as mulheres menstruam?

Menstruação é um sinal de saúde para a mulher, porém muitas mulheres tem constrangimento de falar desse assunto, principalmente se tiver homens por perto porque menstruação se relaciona com sexualidade. Por exemplo, se a mulher esta grávida ela não vai menstruar, pois o sangue vai ser necessário para que o bebê se desenvolva, agora, se ela não esta gravida ela vai eliminar esse sangue em forma de menstruação.

A menstruação pode durar de 3 até 8 dias, porém no começo dela vai ser na maioria das vezes desregulada vindo um mês e não em outro, ou todos os dias! 

Cuidados básicos:
Agora você é mulher, certo? Vai ser vista de maneira diferente na sociedade, então alguns cuidados devem ser tomados as responsabilidades vão ser maiores. Vai ser necessário sempre carregar absorvente na bolsa, ter controle sobre os dias que vai vir, manter sempre a higiene e também é importante lembrar que após sua primeira menstruação você já corre o risco de engravidar. 


Se mantenha a calma, isso não é coisa de outro mundo não ninguém vai saber se você está ou não menstruada exceto se você contar. Coma muito chocolate, passeie mais e faça compras. Isso é importante para aliviar todo e qualquer tipo de TPM, pelo menos para mim.

2 comentários:

  1. Ajudou minha prima. Não sabia ao certo como explicar tudo
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ajudou minha prima. Não sabia ao certo como explicar tudo
    Obrigada!

    ResponderExcluir